
PET é Pesquisa, Ensino e Extensão. Um Programa do MEC aplicado nas Universidades do Brasil.
O Programa de Educação Tutorial – PET, criado pelo governo federal em 1979, é um programa que busca promover a excelência acadêmica dos grupos e estudantes envolvidos, com ênfase nos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. O PET é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, e tem entre os seus objetivos a valorização e a dinamização da Graduação.
Grupo PET-Parasitologia
A formação do grupo PET-Parasitologia da UFPE, primeiro programa de educação tutorial nos Centros de Ciências da Saúde e de Ciências Biológicas, contribuirá com a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Nutrição. O grupo trabalhará temas relacionados à importante questão social: as endemias parasitárias, doenças que guardam estreita relação com o modo de viver das populações.
A interdisciplinaridade que envolve a proposta pretende oferecer recursos que ampliem os conhecimentos e experiências dos estudantes, apoiados nas recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Saúde, as quais afirmam que, além das práticas específicas a cada profissão, a formação do profissional deve dotá-lo de conhecimentos para o exercício de competências e habilidades gerais, como: atenção à saúde, tomadas de decisões, acessibilidade à população, liderança, conhecimento de administração e gerenciamento, e educação permanente.
Desta forma, os estudantes, no exercício das atividades deste projeto, as quais contemplam ensino, pesquisa e extensão, estarão se capacitando para transformar o cenário das doenças parasitárias, responsáveis por cerca de três mil mortes por dia no mundo e, consequentemente, estarão ajudando na promoção da saúde da população, em sua prática individual ou coletiva, despertando valores éticos, de responsabilidade social e de cidadania.
Quais objetivos e o trabalho do grupo?
O projeto PET Parasitologia vem proporcionar aos alunos envolvidos neste projeto o desenvolvimento de atividades de integração, pesquisa e extensão como também dar ao discente a oportunidade de experimentar experiências pedagógicas em comunidades que necessita de uma atenção continuada. O principal objetivo de projetos como o PET é formar grupos de aprendizagem tutorial, e através destes, melhorar a qualificação dos futuros profissionais contribuindo com a interdisciplinaridade entre os cursos e a atuação multiprofissional através da interação ensino e serviço.
O grupo apresenta uma proposta para alertar a sociedade sobre os cuidados que se deve ter com as parasitoses e também como preveni-las. Isto através de trabalhos lúdicos e também de caráter científico promovendo a educação e saúde como agentes multiplicadores nesta área. Por fim, nossa equipe pretende proporcionar e implementar estes conhecimentos não só na sala de aula, mas na realidade que iremos enfrentar no futuro pessoal e profissional.